Feira de artes, artesanato, culinária, roupas, antiguidades, música, poesia e produtos do Sertão de Cambury
Arte e performance
O PORTAL DAS ARTES foi idealizado e é organizado e produzido por Juvenal Pereira, fotógrafo, artista e performer, com destacada participação na história da fotografia brasileira, autor de fotos que marcaram por seu momento, perenidade, oportunidade e captação do olhar atento do fotógrafo.
Juvenal participa e participou de diversas atividades do núcleo de Performance do Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo, sob orientação de Artur Matuck.
A preparação do evento já configurou um momento performático na região, com grafitagem, micro performance, intervenções regionais, programas em áudio e vídeo em diversos canais e promete agitar o sertão de Cambury, no Litoral Norte de São Paulo.
O Sertão de Cambury
O Sertão de Cambury foi povoado ao longo dos anos. Os antigos moradores formaram a comunidade a partir da beira da praia. No início – anos 1950, o acesso era por mar ou por trilhas e os que moravam pra dentro eram do Sertão.
A maioria deles e delas eram pescadores, agricultores, extrativistas e artesões. Construíam suas canoas, remos, casas, moveis, artesanatos e objetos utilitários com o material que a Mata Atlântica oferecia.
Na atualidade o Sertão de Cambury tem muitos artistas, músicos, intelectuais, caiçaras, indígenas e afro descendentes que criam artes de boa qualidade.
A iniciativa de fazermos a primeira feira do Portal das Artes do Sertão é para incentivarmos nossos vizinhos a mostrar e comercializar o que produzem e, com isso, criar mas um espaço de relacionamento social.
Possíveis expositores
Hortensia, Escambau (papeis), Ceramista, Mick Jagger (placas), Rosa indígena do Morro dos Cornos – balaios, cestas e abajours de bambu (entre outros)
LOCAL
Rua Tipiti 61
Final do ônibus Sertão de Cambury
Litoral Norte de São Paulo
DIA E HORÁRIO
Sabado dia 17 de dezembro, 8h às17h